6 de janeiro de 2016

Resenha: Comração & Coração - Eglon Martins

6 de janeiro de 2016


Título: Comração & Coração
Autor: Eglon Martins
Páginas: 214
Edição: 1ª
Editora: 
Independente
Ano: 2014
Gênero: Aventura/Romance


Sinopse: A Clinica Vera Cruz é um estabelecimento que funciona como uma espécie de ONG. E, ao que tudo indica, as chances desse local manter as portas abertas por muito tempo, praticamente não existem.

Orbitando neste cenário, temos entre outros personagens: Uma senhora milionária que não gosta de animais, uma médica veterinária workaholic, com o casamento em crise e um adolescente ruivo tagarela e extremamente preguiçoso.

A questão é: Como um simples animal mutilado, conseguirá unir e transformar pessoas com interesses tão incomuns em prol de uma mesma causa?

E mais, será que o conflito de interesses e a busca desesperada por salvação, poderá transformar a porta de saída num abismo?

Leia, divirta-se, descubra e surpreenda-se a cada capítulo de Comração & Coração.



Olá, leitores queridos!
Aqui estou eu para, finalmente, trazer a resenha do livro do autor Eglon Martins, que vocês já conhecem. 
Quem não conhece pode conferir aqui neste post como começou esta parceria tão especial.

As primeiras palavras do autor já me fizeram derramar lágrimas quando comecei a leitura de Comração & Coração; Que está com uma capa linda!

Até hoje, nos deparamos com uma triste realidade que consiste no abandono de animais. Em nosso país são mais de 30 milhões.
Não consigo aceitar a atitude de seres humanos inescrupulosos que abandonam seus animais como se eles servissem apenas para um entretenimento temporário esquecendo-se de que ali, naquele ser, bate um coraçãozinho e brilham olhinhos ao ver seu dono quando o mesmo chega em casa. 
Como alguém pode abandonar um anjo desses? Tão indefeso!
Sempre digo que os animais já nascem sabendo amar de uma forma que os humanos não aprenderiam nem em milhões de anos.

Comração & Coração é: um livro, uma história, uma causa. Onde embarcamos na incrível estória de Orelha (que muito me lembrou Homero, da autora Gwen Cooper. Resenha aqui), que vive muitas aventuras, nos diverte e consegue unir e transformar a vida de pessoas em prol de uma causa.

Nem sei explicar o quando gostei deste livro, afinal livros com gatinhos como protagonistas simplesmente derretem meu coração, pois como vocês estão cansados de saber (risos...), amo gatos!
Recebi o livro do autor há algum tempo, mas por motivos de força maior, tive que parar a leitura. Mas assim que retomei, li em dois dias.
E nestes dois dias posso dizer que ri, odiei, me encantei, chorei e me surpreendi com a estória com a qual me deparei.
Os amantes de gatos vão sentir exatamente o que eu senti ao ler Comração e Coração.

Logo de início, vamos conhecer o hilário auxiliar de serviços gerais da clínica veterinária, Marquinhos, um jovem ruivo, sardento e tagarela de dezessete anos. E põe tagarela nisso!

A Clínica Vera Cruz, que está prestes a fechar suas portas devido a situação financeira em que se encontratem como diretora geral a extraordinária veterinária Dra. Roberta, que dedica incansavelmente seu tempo a estas criaturas angelicais tanto na clínica quando no haras, onde trabalha cuidando de lindos animais de fazenda, e é admirada e querida por todos.
Até seu casamento está começando a ficar abalado por conta de suas intermináveis horas de trabalho.
Dra. Roberta é uma mulher de caráter forte e de uma disposição invejável, que através de Orelha, nosso gatinho protagonista, conhece a sábia empresária Sra. Mercedes, proprietária de uma renomada empresa de cosméticos, trata-se da Bella Face. 
Mercedes não gosta de animais. Tem um filho, digamos, desacreditado da vida e uma nora problemática, os quais lhe deram dois lindos netos, Nick e Jonas. E a avó babona, não esconde o apreço pelos seus netinhos.

E não podemos esquecer do motorista particular da Sra. MercedesJarbas, como ela o chama. Um homem de um coração enorme. De certa forma, o braço direito daquela renomada empresária.

Orelha entra na vida dessas pessoas de uma maneira que só um gato saberia fazer. Aí, a emoção começa a tomar conta de você. E o enredo, muito bem narrado pelo autor, vai se desenvolvendo cheio de surpresas a cada nova página.


"Os animais são como anjos enviados por Deus e, existem para fazer companhia e proteger aqueles que os acolhem com amor."


Em meio a tantas aventuras, o autor nos convida a refletir sobre realidades que nosso país viveu e vive, como por exemplo a rinha de animais, uma covardia que infelizmente acontece no mundo todo até hoje. E também o experimento de cosméticos nestas criaturas indefesas. E quando se fala nisso, imediatamente nos vem na memória a tamanha crueldade do caso dos Beagles no Instituto Royal, não é mesmo? 
Segundo um artigo publicado na revista Superinteressanteestima-se que 25 milhões de ratos, pássaros, peixes e outros animais sejam usados todo ano em experimentos de laboratório.
Mas acontece que 90% das drogas que funcionam nos animais, não tem o mesmo efeito nos humanos. 90%!
E que absurdo gotejar xampu nos olhinhos de coelhos imobilizados (vocês devem ter visto aquela imagem que está circulando na internet sobre isso).
Será que não existe outro meio? Ah, espera, existe sim. 

Francamente!
Eu fico muito revoltada com este tipo de coisa. Tanto que chego a derramar lágrimas dos olhos de tanta raiva. Não posso imaginar uma coisa dessas. Não consigo.


E talvez estas mesmas pessoas, que contribuem para que aconteçam estas atrocidades, tenham um cachorro ou um gato em casa. E mesmo que não deem a eles a mínima atenção, este ser vai estar sempre disponível para retribuir com amor o menor gesto de carinho que possa partir desta pessoa. Talvez elas também tenham filhos, crianças inocentes que gostam de animais, esposas...
(palavras do autor, que tomei a liberdade de fazer minhas)

"Porque o que acontece aos filhos dos homens, isso mesmo também acontece aos animais; A mesma coisa lhes acontece. Como morre um, assim morre o outro. Todos tem o mesmo fôlego, e nenhuma vantagem tem os homens sobre os animais. Tudo é vaidade"
ECLESIASTES 3.19

Uma das partes do livro que me fez rir foi a parte que encerra o capítulo 22, entre as páginas 171 e 172:

"... enquanto o gato Orelha despertava e se espreguiçando seguia lentamente em busca de sua caminha, e ao chegar nela, instintivamente, fez um giro de 360 graus em torno de si para reconhecer o território e se acomodou."

(risos)... meu gato faz isso! Ri muito... Achei que só o Sebastian fizesse isso... (risos...)
Se você tem animais de estimação, mais precisamente um gato, irá se identificar com algumas situações.

O autor, com toda a certeza, vai te surpreender. 
Eu estava certa de qual seria o final, quando de repente "boom"!
Uma bomba! A surpresa foi muito grande.
Eu gostaria também de recomendar este livro a você que é médico (a) veterinário (a). Garanto que se identificará bastante com Roberta, e vai querer lutar junto com ela por esta causa.  

Então leitores, preparem-se para uma explosão de sentimentos.




Conheça um pouco mais sobre o autor neste post.

Comração & Coração foi lançado de forma independente, e o autor achou justo doar 20% correspondente ao valor total das vendas em prol das entidades idôneas que cuidam desses seres tão especiais.

Adquira o seu exemplar no site: www.eglonmartins.com.br E surpreenda-se!











35 comentários:

  1. Que privilégio! Muito obrigado Luana e a Estante da Lullys por me presentearem com esta resenha maravilhosa. Gostaria de convidar todos os participantes a conhecerem a incrível história do gato Orelha! grande beijo! deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina. Eu é que agradeço, Eglon.
      Parabéns pelo trabalho maravilhoso que vem fazendo e muito sucesso!

      Abraços...

      Excluir
  2. Oi Lullys,
    Que coisa fofa é esse livro.
    Adorei a sua resenha e mesmo não curtindo muito obras
    com animais fiquei curiosa em relação a essa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kris!
      Que bom que gostou! Obrigada!

      Beijinhosss...

      Excluir
  3. Explosão de sentimentos? Já Ameeei! Adorei sua resenha e pretendo pesquisar sobre o livro, pois ele aparenta ser ótimo, ou seja, já estou com vontade de colocar na lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Vai gostar bastante! Principalmente se gostar de gatinhos!

      Beijinhosss..

      Excluir
  4. Tem muitos autores brasileiros que são muito bons e que nunca tiveram a oportunidade de serem lançados! Quando eles se lançam independentemente, podemos perceber que eles estão fazendo o máximo para serem conhecidos.

    Eu sou um que apoio bastante nossa literatura, que dou mais prioridade a ela. :3

    Gostei muito desse livro.

    AtenciosamenteUm baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Marcio!
      Que bom que gostou!
      Espero que possa apreciar a leitura esta obra.

      Abraços...

      Excluir
  5. Gente do céu que livro lindo!!!
    Um tema tão bacana,tão fofo e tão importante transformado em literatura é simplesmente fantástico.
    Adorei sua resenha e me deixou com muita vontade de ler essa obra.
    Adorei.
    Bj

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rodrigo!
      Que bom que gostou. Espero que leia em breve e possa voltar pra me contar o que achou da leitura.

      Abraços...

      Excluir
  6. Olá!
    Já tinha visto a história desse livro e acho a coisa mais linda.
    Amei sua resenha e os pontos que você abordou.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Gustavo!
      Que bom que gostou. Obrigada!

      Abraços...

      Excluir
  7. ouuuw, sou apaixonada por gatos e achei a premissa do livro super interessante... sem contar o gesto do autor em doar parte do lucro para ajudar a causa animal... hei a capa linda tbm... certamente leria e já vou anotando a sugestão...
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria!
      Fico feliz que tenha gostado!
      Se é apaixonada por gatos vai amar a leitura!

      Beijinhoss...

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Que coisa mais linda é essa de capa, não tô sabendo lidar com tanta fofura.
    A premissa é tão interessante que quero ler e vou também indicar para minha prima, que ama animais. Super adorei sua resenha e conhecer a obra, que não sabia sobre a mesma.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jé!
      Estou contente que tenha gostado. Espero que se divirta com a leitura!

      Beijinhos...

      Excluir
  9. Oie, tudo bem? Que livro mais fofinho, muito amor por bichinhos de estimação. Ainda não o conhecia mas gostei bastante da resenha. Muito amor pela capa, bem criativa. Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem, Erika!
      Sim é um livro livro desde sua edição à sua estória.
      Obrigada!

      beijinhosss...

      Excluir
  10. Oie tudo bem? Já ouvi falar desse livro, me parece muito fofo. Adorei a resenha e a capa dele é maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ouviu falar, Thaísa!
      Leia! Vai gostar!

      Beijinhosss...

      Excluir
  11. Olá, gostei muito da resenha, ainda não conhecia o livro mas só o título já me deixou curiosa, ao saber que tem gatos na história já me conquistou mais ainda, gatos são tão fofos! E a trama também parece muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta de gatos, Maris, vai amar embarcar nas aventuras deste livro com Orelha!

      beijinhosss...

      Excluir
  12. Oiii
    Um assunto muito interessante sobre abandono de animais. Nunca li livro relacionados com animais. quem sabe um dia!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Leia sim! garanto que não vai se arrepender!

      beijinhosss...

      Excluir
  13. Olá!
    Sou apaixonada por gatos e cachorros e quando vejo algum desses animais abandonados na rua me da logo vontade de levar pra casa e cuidar, mas infelizmente a situação financeira não ajuda.
    Quanto ao livro, amei essa capa, muito fofa! Parece que tudo foi feito com muito carinho, inclusive a história, que me encantou.
    Com certeza já está na minha lista.
    Beijos, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho vontade, Lara! Mas infelizmente não podemos acabar fazendo a parte de todos, né!
      Que bom que gostou. E foi mesmo feito com muito carinho!
      Espero que goste da leitura!

      beijinhosss...

      Excluir
  14. Oiiie
    nossa, que graçaaaaaa de livro haha adorei a capa e o enredo, eu amo gatos e tenho dois hehe parebéns pela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Catharina!
      Você tem dois? Devem ser umas fofuras!


      Beijinhos...

      Excluir
  15. Já havia lido algo sobre o livro e na época super achei interessante a obra e sua resenha reacendeu essa curiosidade, pois acho muito interessante o que o autor trata no decorrer da história! E deixa lhe falar uma coisa, tenho dois gatos e eles não fazem a volt de reconhecimento, deitam logo e em qualquer lugar! HAHA!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luan!
      Hahaha... eles não fazem? Hehe... Estou achando que esta é uma característica exclusiva do Orelha e do Sebastian... hehe...

      Abraços...

      Excluir
  16. Olá,
    Mas gente que coisa mais fofa esse livro!
    Mesmo parecendo um pouco triste, gostei do enredo e parece ser bem legal o fato de ter juntando outros elementos fora a associação. Me interessei bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angel.
      Não é triste não. Você vai amar!


      Beijinhos...

      Excluir
  17. Achei o enredo interessante, parece ser uma história bem legal de se ler, mas não é bem a leitura que eu procuro no momento.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu to doooooooooida pra ler esse livro! Cheguei no blog faz alguns minutos kkk Mas vi o livro e pronto! Amor a primeira vista! Sou estudante de veterinária, imagina a minha vontade de pegar o livro *-* Mandei mensagem para o autor, quem sabe consigo uma parceria. Lindo o blog!

    http://nuvemdenovembro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Estante da Lullys © 2014