17 de março de 2016

Resenha: Crimes do Tarô - Leonardo Nobrega

17 de março de 2016

Título: Crimes do Tarô
Autor: Leonardo Nobrega
Páginas: 336
Edição:
Editora: Prêmius
Ano: 2014
Gênero: Romance Policial


Sinopse: "A livraria estava deserta àquela hora da manhã. Tinha um clima tranquilo, era um espaço de paz onde cheiros, luzes e sombras, objetos e móveis antigos em madeira escura harmonizavam-se. Era possível reconhecer ali a presença de culturas milenares e a sapiência de povos ancestrais. Mesmo pessoas céticas, como inspetor Tomás, podiam sentir a energia esotérica que inundava aquela pequena sala em uma estreita galeria do Bairro Cigano. A presença de Tomás naquela loja demonstrava a certeza que ele agora tinha de que mais cartas de tarô surgiriam para decifrar. Tinha esperança que não fossem muitas."




Os crimes do tarô começam em uma noite fria, na década de 30, no Largo da Praia, em um dos bancos mais ricos do país. O Banco Efetivo.
No início do livro já temos uma surpresa. Porque o "gatuno", na verdade, é uma bela jovem de cabelos loiros que ainda causará muita dor de cabeça ao inspetor designado para cuidar do caso, Tomás. Que encontra em cada local invadido uma carta de tarô. Isto o levará ao Bairro Cigano, onde o narrador nos convida a conhecer este povo que traz consigo tradições milenares. Ficamos fascinados com a cultura cigana.

Com a ajuda de uma funcionária do Banco em questão, a misteriosa Edith, o investigador começa sua incessante busca pela "Ladra do Tarô".
À medida em que Tomás vai descobrindo segredos e conspirações, começa a se perguntar em quem realmente pode confiar. Já que nada e nem ninguém é o que aparenta ser.

Com uma boa dose de esoterismo mistério, a cada capítulo de Crimes do Tarô ficamos mais tentados a descobrir o enigma.
Confesso que matei a charada de início, mas mesmo assim o desfeche da estória me surpreendeu bastante.

A narrativa do autor, por sinal muito bem constituída, nos leva à uma leitura interativa, já que além do intrigante mistério que ronda aquele lugar, tomamos conhecimento de alguns fatos históricos. Isto enriquece a leitura.

E com a idealização dos crimes, o autor nos leva a uma análise. Episódios que realmente acontecem desde aquela época até agora, a perseguição às minorias.

Ao começar Crimes do tarô, você não vai mais querer parar de ler.


















16 comentários:

  1. Hello!
    Adoroooo romance policial e nao conhecia ainda Os crimes do tarô!
    O book trailer ta legal, nos deixa com vontade de ler e saber logo dos crimes e tudo mais.
    E a ideia de ter inserido o esoterismo no enredo foi mto boa, pq é algo que poucos conhecem e causa aquele misterio no ar.
    Animei de ler com certeza.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  2. Olá Lullys,

    eu gosto muito de thrillers, romances policiais, gosto desse clima de mistérios, suspense e investigações, achei essa edição muito bonita, foi um belo trabalho da Editora Premius, além disso não conhecia essa obra ou o autor, então você me propiciou essa boa oportunidade de conhecer esse trabalho. Gostei da ideia de esoterismo no enredo, é algo que não conhecemos direito e que nos intriga. Quero ler. Bjusss
    www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou super fã do gênero e já amei a dica, pois não conhecia a obra. Obrigada pela ótima dica!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  4. eu curti bastante a leitura. instiga e eu não conseguia largar o livro em um só momento... a trama é bem estruturada mesmo ^^
    que bom que você curtiu a leitura...
    bjs...

    ResponderExcluir
  5. Tenho curiosidade de ler esse livro, porque gosto de romances policiais e investigativos. O fato de envolver tarô e esoterismo apenas acresce à minha vontade de desvendar os mistérios junto com o personagem (rs). Gostei de saber que a narrativa do autor rende bom desenvolvimento à história. Para mim, esse é um importante ponto positivo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia a obra mas fiquei bem curioso para ler, pelo que vi pela sua resenha a leitura iria me prender do inicio ao fim.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  7. Oiii meu bem, como você está?
    Fiquei bem intrigada com essa resenha e o livro em si, achei o enredo e a premissa incrível, com toda certeza iria ler. Eu achei a capa maravilhosa e além disso passou aquele arzinho de suspense.
    Beijão linda
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá! Ah, curto historias com tematica de investigacao, com pegada mais de misterio e tal e fiquei bem interessada na obra. Vontade de ler! :D Ah, que capa linda! ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Gosto de romances policiais e não conhecia este, parece bem intrigante. Adoro criar teorias em cima de várias pistas. ^^
    Gostei da dica.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Não conhecia este livro, não sou muito chegada a ler livros de investigação policial. Mas pelo que li em sua resenha parece ser um livro bem viciante.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  11. Eu li Crimes do Tarô em 2015 e amei, principalmente a personagem com meu nome, quando o autor me disse, fiquei muito feliz.

    ResponderExcluir
  12. Não conheço a cultura cigana tão bem, mas me pareceu muiiiiiiiiiito interessante a premissa do livro <3 gostei do fato de ser um romance policial.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  13. eu tenho uma curiosidade enorme sobre esse livro porque todo canto que vejo resenha dele fica aquele ar de curiosidade.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Já vi essa obra em outros blogs e tenho muita curiosidade em ler. Não conheço a cultura cigana e seria um ótimo ponto de partida, ainda mais numa obra que traz mistérios e investigações. Gosto muito dessas coisas.
    Beijos
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  15. Não sou muito chegada nos livros desse gênero mas gostei da premissa de Crimes do Tarô. Fiquei curiosa para saber como a estória se desenvolve!
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  16. Oii!

    Nunca li nada desse autor então fiquei bem curiosa em conhecer a escrita dele!
    A história me chamou bastante a atenção e a sua resenha ficou ótima :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Estante da Lullys © 2014