13 de junho de 2016

Resenha: Alice Em Silêncio - Jefferson Sarmento

13 de junho de 2016
Título: Alice Em Silêncio
Autor: Jefferson Sarmento
Páginas: 216
Edição: 1ª
Editora: Scortecci
Ano: 2015
Gênero: Romance/Drama



Sinopse: E se no meio de uma catástrofe você descobrisse uma pessoa capaz de curar as piores enfermidades e as mais mortais feridas com apenas um toque? Do que você seria capaz para salvar as pessoas que ama? E se, no meio de todo o caos e desespero, de toda a dor e destruição, você percebesse que ela é apenas... uma criança assustada? E se essa criança fosse sua filha? Até onde iria para protegê-la? E se ela não fosse nada disso?

"Alice é apenas uma garotinha assustada, resgatada dos escombros de um deslizamento na estrada, no meio de uma tempestade feroz e destruidora. Pedro também foi arrastado com ela e esteve à beira de desistir (de ishcorregar, o locutor de fala arrastada repetia dentro de sua cabeça), mas aquele estranho sonho em que via a menina com seus grandes olhos azuis assustados... aquilo o fez voltar a si. Precisava tirá-la de lá! Vagando em direção à cidade, eles testemunham a destruição e a dor dos sobreviventes da catástrofe. Desabrigados, feridos, enfermos, mortos... E em meio ao caos surge o rumor de que Alice talvez... talvez tenha curado uma pessoa quando a tocou. Poderia ser possível? Num mundo real, palpável e cruel... poderia ser possível?
Pedro insiste que não, mas talvez esteja apenas tentando protegê-la, porque a cada instante parece mais evidente que a verdade... Pedro sabe a verdade. Mas não pode contá-la. Não agora. Porque ele sabe do que as pessoas são capazes para conseguir o que querem."


















Aquele esplêndido cobertor de estrelas no céu não dava nenhum indício de que a chuva cairia.
Aos primeiros shows de fogos de artifício, que indicavam o início de um novo ano, passados alguns minutos, os pingos começaram a cair. Até que ficou cada vez mais difícil seguir por aquela estrada...
Pedro Malta não poderia imaginar a proporção que tudo tomaria à partir daquela noite, enquanto ouvia no rádio aquele locutor de voz arrastada, que informava como ficariam as condições meteorológicas nas próximas horas.

A chuva forte que caía naquele momento quase o impedia de ver à sua frente aquele furgão, onde ele teve certeza, ver uma garotinha com as mãos espalmadas no vidro de trás...
O forte temporal fez com que seu carro fosse arrastado, ficando soterrado. 
E o furgão? E a garotinha?
Pedro teve uma espécie de sonho, onde viu aquela menininha de cabelos loiros e olhos azuis... Alice... Ele tinha que salvá-la. E foi o que fez.

"Emergi num sopro de ar. Trouxe comigo alguém. Puxei da lama com dificuldade e a coloquei para fora, pelo vidro estilhaçado. Ela rolou pela traseira inclinada do furgão e foi parar no chão. Saí depressa. Escorreguei até ela.Era uma menina. Estava coberta de lama como eu. Deixei a água da chuva molhar seu rosto, limpando-o. Coloquei o indicador direito em seu pescoço, procurando batimentos.
- Alice, acorde"

Ambientado em meio ao caos que aquele temporal causou, devastando toda uma região, deixando apenas escombros e ocasionando grandes deslizamentos de terra, inundações e deixando milhares de pessoas desabrigadas, vamos acompanhar a trajetória de Pedro Malta, que nos relata sua própria história. Um homem beirando seus trinta anos, cujo passado nos revelará grandes segredos. 

Após salvar aquela garotinha do que havia sobrado do furgão onde ela viajava, ele começa sua jornada em busca de um abrigo seguro e, claro, encontra pessoas que sobreviveram ao temporal devastador. Algumas desesperadas por tudo que perderam, outras perdidas e outras, ainda, como Aldo, que comemorava as festividades de fim de ano com sua família pouco antes de tudo acontecer e, já não tem mais certeza se sua filha e genro estariam vivos. 

Aí, conhecemos Patrícia. Uma bela mulher. Jovem e determinada. A primeira pessoa a receber a "toque milagroso" de Alice. Será que aquela garotinha de quatro anos de idade poderia curar uma pessoa com apenas um toque? Seria possível que ela tivesse esse dom?
Conforme as horas avançavam foi ficando claro, aos olhos de todos, que cada pessoa enferma com quem Alice tivesse contato, inexplicavelmente melhorava seu estado de saúde.

Pedro sabia que pessoas são capazes de qualquer coisa para conseguirem o que querem. E se tratando de uma criança como Alice, com aquele dom, seria inevitável que todos quisessem o "toque" da menina e bem logo ela poderia ser entregue às autoridades ou até correria o risco de ser capturada para ser explorada ou sabe-se lá Deus o que poderia acontecer, mas aquela garotinha, que não falava, poderia estar em risco. Então, Pedro resolveu protegê-la.


"No fim das contas, não fui eu quem a protegi. Foi ela. Ela foi meu escudo."



O autor nos deixa a par de todos os detalhes que cada acontecimento no decorrer dos capítulos, o que nos permite envolver-se no enredo como se estivéssemos lá, com eles, com Alice...
A leitura é bem fluída. E a edição está impecável. As páginas, levemente, amareladas possibilitam uma leitura que não cansa nossos olhos.
Marquei muitos quotes.

Jamais poderia imaginar o desfecho do enredo. Confesso que quando li este determinado ponto do livro, tive que reler, porque não estava acreditando E acabei ficando boquiaberta por alguns segundos (risos). É surpreendente!
Gostaria muito de ver Alice Em Silêncio nas telonas! 

E se você é daqueles leitores que, geralmente, pula o "prefácio" (o que eu não faço), eu tenho um conselho: Este você tem que ler.

"O olhar assustado de uma menininha pode esconder histórias fantásticas."


































7 comentários:

  1. Oi!!
    Gosto de livros em que o autor consegue fazer o leitor entrar na trama, fazer parte da história e pelo visto essa história é daquelas que devoramos.
    Eu gostei de conhecer esse livro e me interessei bastante pela leitura.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oie Lullys, tudo bom??

    não conhecia o autor ou o livro. Mas começando pela capa, ele não chamaria a minha atenção para uma leitura.
    O enredo é bem diferente, e eu gostei da originalidade e da escolha do tema. Como você disse, deu para se envolver bem na trama, então o autor conseguiu desenvolver muito bem a sua proposta.
    Vou add na minha lista!

    =)

    ResponderExcluir
  3. Ola Lu que premissa interessante com o dom da menina Alice, gostei e fiquei bem curiosa com esse final surpreendente já atiçou minha curiosidade. Não conhecia o livro e já irá para lista de leituras. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lullys, parece ser uma história bem envolvente. Essa coisa de ter uma criança, um dom desses, descobrir isso em meio a um desastre formam uma ótima história. Adorei conhecer esse livro!

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nao conhecia o livro mas o início do seu texto, junto com a sinopse e citação me fez entrar de cabeça no clima do livro e posso garantir que fiquei curiosa, empolgada e tensa.
    Graças a Deus nunca passei por uma situação de catástrofe natural e desastres assim, mas penso que esses personagens nos passarão a mensagem de valorizarmos o que realmente importa em nossa vida e lutar pela vida a todo custo.
    Esse mistério sobre o toque mágico da garota deve deixar o leitor bem conectado a leitura, contando os minutos para descobrir o que está acontecendo. Já percebi que esse livro faz o leitor refletir e se colocar no lugar dos personagens e se forem como eu criar muitas teorias antes de chegar as devidas explicações. Enfim adorei a sugestão de leitura e vou correndo add ao meu skoob e quando tiver oportunidade investir e ler. Beijos e parabéns pela leitura e pelo maravilhoso texto.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  6. oi tudo bem?
    não conheço esse livro, mas tudo que você disse me fez ter muita vontade de ler. fiquei muito curiosa sobre o tal final surpreendente, e já estou imaginando várias coisas loucas envolvendo a Alice, kkkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que resenha instigante Lullyes, fiquei muito interessada nesse mistério e saber o desfecho. Perfeito. Bjs

    ResponderExcluir

Estante da Lullys © 2014