11 de junho de 2016

Resenha: Ardósia - Nicolás Irurzun

11 de junho de 2016
Título: Ardósia
Autor: Nicolás Irurzun
Páginas: 250
Edição: 1ª
Editora: Multifoco
Ano: 2015
Gênero: Contos/Humor


Sinopse: Um de seus habitantes desprezara a bênção de Santa Edwiges. Viroses, dores de corno, joanetes, todo tipo de tragédia cairia sobre as cabeças nativas. A maioria ignora que tais cartas contêm erros grosseiros de ortografia. Gramática inexistente. A população se divide entre brincadeira de mau gosto ou maldição. Na dúvida, o Prefeito marcou a assembleia. Pulso nem sempre agrada o eleitorado. O Delegado, pra lá de exagerado, procura evitar atentados terroristas.


"O tempo está feio. Nublado. Não ameaça chover, tampouco o sol dá qualquer pista de quando poderia brilhar. Assim é também a população da cidade: medíocre, no sentido mais puro, ou seja, mediana. Por mais que se busque, não será encontrado nenhum gênio; e o mais desbravador dos conquistadores penará para tomar uma alma realmente má."

Ardósia é uma típica cidade interiorana, com uma população pequena, de nomes peculiares e figuras curiosas: aquele velho eremita que vive naquele casarão antigo; aquela moça promíscua; aquele rapaz estabanado, pra quem tudo da errado; aquela mulher carrancuda, dona do estabelecimento comercial da esquina que fica aberto até nos nos feriados cristãos, quando as famílias saem juntas, e dependendo da comemoração, levam suas máquinas fotográficas e aparelhos de telefone celular para fazerem os registros...



"os ardosienses aproveitam para rever velhos amigos, cobrar dívidas esquecidas e paquerar em olhares furtivos. Jesuíno coloca o papo em dia com fregueses/colegas, enquanto as crianças se enroscam no meio da multidão."

Enfim, Ardósia fica "láaaa..." no fim do mundo. Inacessível. Não há como chegar em Ardósia. Que mistério é esse? Pois é, meus caros. Esta é Ardósia.

O enredo é edificado através de contos hilários, onde conhecemos cada personagem que institui aquele povo de pensamentos e costumes, digamos, arcaicos.

Conhecemos, dentre as personalidades de Ardósia, aquele grupo de amigos inseparáveis, que vai se meter em muita confusão e nos divertir à beça.
Somos apresentados, ainda, ao impertinente casal de crianças, filhos daquela que é dona do boteco. E o que eles vão aprontar, ainda vai dar o que falar!
E é claro que não podemos esquecer do velho ermitão, aquele que esconde os mais tenebrosos segredos.
Quanto às pessoas de fora? Bem, não há muitos turistas por ali, já que é praticamente impossível chegar até Ardósia, a não ser pelos forasteiros perdidos que erraram uma entrada na estrada e nem sequer sabem como foram parar ali naquele lugar onde nada acontece.

Porém, o sossego do lugar é quebrado quando um fato inesperado e misterioso acontece, e todos ficam de sobrancelhas arcadas.
Alguma coisa muito séria aconteceu e mexeu com a população, mas será fácil encontrar o responsável por tudo, não será? Afinal, quem mais poderia fazer algo daquele porte se não o morador daquela rua, daquela antigo e misterioso casarão, para quem os dedos sempre apontam. "El viejo ermitaño."
Ri litros com este personagem fundamental da estória, talvez pela semelhança com meu pai, o qual me surpreendeu no final e, confesso, me arrancou risos e uma lágrima ao mesmo tempo.

Mas adorei o desfeche da estória. 
Então, caro leitor, o que tenho a dizer a você é: Pegue uma carona numa brasília velha e venha conhecer Ardósia! Se você achá-la.












24 comentários:

  1. Essa deve ser uma leitura bem diferenciada, ainda mais por conta dos detalhes que você citou. Fiquei muito interessada em conhecer mais drtalhes sobre a cidade, o grupo de amigos e demais personagens que se destacam. Eu ainda não tinha ouvido falar nada a respeito dessa obra, mas achei a premissa bem interessante.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oie, gostei do enredo e com certeza leria. As aventuras da cidade devem ser super divertidas e fiquei intrigada com o que fez nascer o acontecimento inesperado e qual é ele, quero conhecer essa obra, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia o livro e achei a capa um pouco estranha. Tô bem na vibe de conhecer mistérios ou suspenses escritos por brasileiros e esse se encaixa no que estou procurando. Dica anotada, espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Lullys,
    Que livro diferente. Nunca vi nada parecido, e acho que é legal sair da zona de conforto.
    Fiquei bem feliz por saber que você tenha gostado e rido com a leitura e, também visto certa semelhança com seu pai em relação a esse personagem.
    Vou anotar a dica, mas não é uma leitura que faria de imediato :)
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Não conhecia o livro, mas achei bem diferente.
    Com certeza arriscaria a leitura para conhecer melhor Ardósia e sus peripécias. certamente me tiraria da zona de conforto.
    Gostei muito da dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Que livro intrigante e diferente. Com a premissa parece ser uma cidade de interior bem do interior mas com o que você escreveu é algo bem intrigante que achei engraçado. E bem diferente das leituras normais.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu não conhecia a obra e embora conheça a editora, nunca li nada deles. Achei a trama bem interessante e parece ser uma boa leitura. Fiquei curiosa para conhecer um pouquinho mais e acho que vou gostar desse enredo e dessa cidade no fim do mundo, parece ser cativante (pelo menos pra mim, que gosto de lugares assim meio isolados e sem a movimentação das cidades grandes)

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Não conhecia a obra mas confesso que não me chamou a atenção. Parece aquele típico conto de cidadezinha no interior e, como já vivo em uma, para mim não tem nada de interessante hahaahah Mas pela sua resenha percebi que foi uma ótima leitura para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Gosto muito quando o livro é de 'contos' de cada morador do local, igual um que li há algum tempo.
    Fiquei bem curiosa para saber o que é que aconteceu aquela cidade para deixar todo mundo de sobrancelhas arqueadas, e como o grupo de amigos vai se meter em confusões na história.

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Adorei sua resenha! Fiquei super empolgada com esse livro, quando começou a descrever onde fica esse lugar. Fico a imaginnar o fato que aconteceu para acabar com a paz do local \o/ Uma ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Quando li o título já imaginou algo super denso de se ler, maso ao ler sua resenha percebi que não. Inclusive fiquei feliz em saber que tem partes bem divertidas e fiquei super empolgadas. Essas cidadezinhas sempre escondem mistérios e tem boas histórias para nos contar. Anotada a dica ;)

    beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oie!!
    Ainda não conhecia o livro, mas não resta duvidas de que a história e diferente e intrigante. Fiquei curiosa com sua resenha, e estou aqui pensando em como uma capa pode enganar. Havia imaginado um enredo tolamente diferente assim que à vi.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro livros de contos, mais ainda quando eles se misturam. Pelo que entendi é isso que acontece aqui. Não sou muita dada a livro de "comédia". Mas achei o plot desse bem interessante. me chamou a atenção mesmo.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Oie, nossa que livro diferente e achei bacana se tratar de contos embora seja uma única história. Acho legal quando os contos de entrelaçam. E pelo que vi é uma leitura leve e divertida. Sua resenha me deixou curiosa e empolfafa em conhecer Ardósia. Será que eu consigo encontrar? Rsrs

    ResponderExcluir
  15. Olá , não conhecia o autor e nem a obra, porém me encantei rapidamente pelo fato do humor está presente dentro dos contos acho tão legal essa coisa do interior e com toda certeza o que deve dar um ar da graça no livro deve ser o típico dialeto do interior , adorei a dica estava mesmo precisando de um livro de humor dica anotada com sucesso.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu ainda não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou não só curiosa para ler os contos, como também para visitar Ardósia! Acho incrível quando um personagem de um livro lembra de alguém que conhecemos, ainda mais quando é alguém importante na história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Não curto muito contos, mas pelo jeito todos esses se interligam, né? Quando é assim consigo me envolver e curtir a leitura! Adorei esse clima de cidade do interior do enredo, algumas coisas que você falou me lembraram muito a cidade da minha avó, então acho que ia me identificar e gostar bastante do livro!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Parece ser um livro muito engraçado, consegui sentir pela sua resenha que você se divertiu muito com a história não só da cidade como também de seus personagens. Só não curti muito a capa, não sei se seria um livro que chamaria minha atenção numa livraria, por exemplo.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  19. Olá...
    Nossa Ardosia parece ser um lugar muito pacato e instigante, os personagens parecem ser muito bacanas e divertidos e a capa e bem chamativa porem esse é um livro que eu não vou ler, infelizmente o livro não me chamou atenção para a leitura... mesmo assim obrigado pela dica literária...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, eu não conhecia o livro ainda e sabe que fiquei bem curiosa com ele, parece bem diferente do que estou acostumada a ler e isso despertou minha curiosidade. Espero ter uma oportunidade de conhecer o livro uma hora dessas!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  21. Nossa a simplicidade da sua resenha me chamou muito a atenção, parece ser uma leitura que flui divertidamente. Logico que vou procurar para minha estante.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  22. Ainda não conhecia o livro mas gostei bastante da premissa dela, eu gosto muito de suspense e os ingredientes dele parecem bons! Sua resenha ajudou a despertar o interesse pelo livro, a capa não está tão atrativa, mas eu daria uma chance a leitura. Quem sabe nas proximas leituras?

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bom?
    Não conhecia o livro mas estou morrendo de vontade de lê-lo após sua resenha! Adorei esses personagens caricatos típicos de uma cidade interiorana e quero saber qual é esse mistério que quebra a paz do local e diverte o leitor ao decorrer da obra! Amei sua resenha, uma das melhores que já li!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  24. Que máximo! Adorei a forma como você trouxe a resenha. Me trouxe lembranças boas de um lugar que conheço. Sem falar que mesmo em poucos detalhes você conseguiu me levar direto para dentro da história. Tenho que ler esta obra urgente! *-*

    Fiquei aqui viajando enquanto lia o seu texto! Sensacional!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Estante da Lullys © 2014