29 de junho de 2020

RESENHA | Dândis de Selma - Nicolás Irurzun

29 de junho de 2020
Hoje vamos falar de Dândis de Selma. Mais uma obra do autor argentino Nicolás Irurzun.

Nossa protagonista é Selma, ela é formada em educação física, e, detalhe, odeia futebol.
Mas quando recebe uma proposta de trabalho do "Clube de Regatas Porteño", ela decide aceitar.
Ansiando por uma vaga de preparadora física, Selma chega na pequena cidade de Peroba, no dia de sua entrevista. Mas parece que ela, literalmente, acordou com o pé esquerdo. Tudo, mas tudo que tinha para dar errado, deu errado para a coitada da Selma. Então, leitor, espere por boas gargalhadas. 

E com todos os contratempos encontrados no caminho em sua chegada, a oportunidade que agora bate na porta, não é bem o que Selma esperava. Treinadora de um time amador de futebol! 
E só mais um pequeno detalhe que ainda não mencionei, o presidente do clube, é ninguém mais, ninguém menos que um antigo colega de faculdade com quem ela não tinha lá muita afinidade, o Norberto. Norbe para os mais chegados. Porém, sem ter experiência na área ainda, ela acaba ficando com o emprego, principalmente para enriquecer o seu currículo. 

E o time? O time que a Selma precisa treinar, não tem preparação nenhuma, eles não são qualificados, são completamente atrapalhados. Eles são um zero à esquerda. É uma labuta difícil. Mas lá no fundo, são bons meninos.

Concomitante ao cotidiano de Selma, o autor nos apresenta ao personagem Pitanga e sua nada fácil trajetória de vida. Pitanga não tem um histórico de bom comportamento. Já se envolveu em problemas com a justiça e está sempre metido em confusão. Um menino com grande potencial para o time. 

Mas quem foi que disse que ela desiste fácil? Não, ela não desiste, e nos mostra que tudo realmente pode dar certo. 
Selma é uma personagem forte. Que enfrenta os desafios, que não se abala, e isso eu achei muito legal do autor, esse empoderamento feminino, mostrando que as mulheres têm participação social.

Eu gosto dos livros do Nicolás, porque os personagens são muito bem construídos, com referências argentinas, que diga-se de passagem, nos fazem rir à beça. Me identifico bastante com as leituras do autor porque meu pai é argentino. Então entendo muito bem os, digamos assim, ‘termos argentinos’ que encontramos na leitura. E, é claro, me divirto bastante. 

Assim como você, leitor, também vai. Afinal Nicolás sempre nos brinda com uma boa dose de humor em suas obras.
E Dândis de Selma, amigo leitor, vai te fazer rir, refletir e até se emocionar.

A nova aposta do autor é Janete. Um amor que ultrapassa as barreiras do tempo. Uma história linda que vai te arrancar suspiros... Mas isso é papo para uma outra resenha!

E aí, já conhece os livros do Nicolás? O que achou? Quero saber sua opinião. Deixa aqui nos comentários!

Compre o Dândis de Selma aqui

Um comentário:

  1. Oi!

    Esse livro parece ser uma leitura bem descontraída, do tipo que eu adoro! Ainda não conhecia essa obra e fiquei interessada em conhecer.

    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir

Estante da Lullys © 2014