19 de agosto de 2015

Resenha: Se Eu Ficar - Gayle Forman

19 de agosto de 2015


Título: Se Eu Ficar
Autor (a): Gayle Forman
Páginas: 224
Edição:
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Gênero: Drama/Romance




Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais, mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. Se ela ficar...

Esta é a segunda edição. "Se eu Ficar" já foi publicado no Brasil, em 2009, pela Editora Rocco. Esta edição, lançada pela Novo Conceito, traz com exclusividade um trecho de "Pra Onde Ela Foi", o segundo livro da trilogia. E contém entrevistas realizadas pela autora, Gayle Forman com os atores do elenco da adaptação cinematográfica que interpretam Mia e Adam.
Como sempre, a editora Novo Conceito caprichou na edição.



Neste livro, Gayle Forman nos faz parar para refletirmos sobre o valor que damos a nossa vida; Em como ela pode mudar em uma fração de segundo. Asim, num estalar de dedos. E reflexões como, a importância de nossa família e também a importância de nossos amigos, das pessoas que amamos; A força do verdadeiro amor e, principalmente, o quanto estaríamos dispostos a lutar por nossa vida.

Em "Se Eu Ficar", conhecemos Mia, uma violoncelista talentosa de 17 anos, que, em uma manhã gelada de neve, teve a terrível experiência de perder sua família em um trágico acidente de carro, sair de seu corpo e assistir a tudo aquilo sem poder fazer nada.
Mia, vê um filme passando por sua cabeça, e, ao mesmo tempo em que nos relata os melhores momentos de sua vida, assimila o drama que está passando naquele momento. Acompanhamos o espírito de Mia, em sua angústia  e suas indecisões nos corredores daquele hospital , no qual o tempo parece não passar e seu corpo físico jamais acordar do coma.

Dentro de algumas horas, sua família e amigos fazem-se presentes naquela sala silenciosa e triste, esperando por sua recuperação. Inclusive seu namorado, Adam, futura estrela do rock, que tenta à todo custo invadir a UTI para vê-la. E que, fará tudo que estiver ao seu alcance para que Mia acorde do coma.

Já a narrativa, com este intercalar entre presente e passado é o que não me agradou muito. Não me permitiu mergulhar de verdade na história.
É uma história profundamente triste, mas de fato, não me comoveu a ponto de me agarrar a uma caixinha de lenços de papel.
Mas todos temos nosso momento. Talvez não fosse o meu. 
Porém, gostei do livro. Atualmente, estou lendo "Pra Onde Ela Foi", o segundo volume da série. Então, logo, logo tem resenha nova.













20 comentários:

  1. Oie, tudo bom?
    Tive o mesmo sentimento lendo o livro, gostei, mas não consegui me emocionar como imaginei. Por causa disso eu acabei gostando mais do filme. Também acho que a narração alternada dificultou a aproximação com os personagens.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também gostei bastante do filme. Estou lendo "Pra Onde Ela Foi" e está bem diferente a minha impressão do primeiro para esse. Logo resenho aqui.

      Beijinhoss...

      Excluir
  2. Olá!
    Eu tenho esse livro aqui, mas ainda não o li.
    Vi o filme e gostei bastante.
    Espero curtir o livro também, mas não espero me emocionar loucamente como aconteceu com o filme, rs.
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!
      Vai gostar da leitura! Acho que não vai se emocionar muito com o livro. O filme tem uma essência que o livro não tem.

      Beijinhoss...

      Excluir
  3. Ola Lullys lindona eu mergulhei nesse livro repleta de emoções a flor da pele, amei a escrita da autora, gostei muito da narrativa e como nossa protagonista revê cenas de momentos marcantes de sua vida, confesso que fui com tantas expectativas na continuação desse livro e me decepcionei, estou ficando com trauma das continuações da Gayle, espero que você goste. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce!
      Vamos ver. Ainda estou no início de "Pra Onde Ela Foi" hehe..

      Beijinhoss...

      Excluir
  4. Olaaaa
    Eu adoro o livro e principalmente por intercalar entre o presente e o passado hahahha adorei a sua resenha e Para Onde Ela Foi, ótima dica

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Catharina!
      Fico feliz :)

      Beijinhoss...

      Excluir
  5. Oi, Lullys!
    Também não fiquei comovida durante a leitura, algo não livro não me prendeu. No entanto a história no filme ficou linda, até me arrancou lágrimas. Talvez também não tenha sido meu momento ou eu criei expectativas demais. Quero ler outro da autora pra ver se tiro essa má impressão.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giulia!
      Obrigada pela visita.
      Espero que goste de um próximo livro da Gayle!

      Beijinhoss...

      Excluir
  6. Oi Lullys...
    Acho que a opinião desse livro é bem dividida. Alguns choraram até lendo, mas vejo que você faz parte do time que não conseguiu se prender totalmente aos personagens. Eu ainda não li, e nem pretendo ler para falar a verdade. Por isso mesmo já fui assistir o filme. Achei bem dramático e gostei da história. Mas a leitura eu passo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia!
      Não consegui mesmo. O filme realmente eu achei melhor que o livro...

      Beijinhoss...

      Excluir
  7. Oi Lullys,
    Eu me emocionei mais com o filme, mas ameeei o livro, ao contrário de vc mergulhei com tudo na história, foi meu primeiro contato com a Gayle e já li alguns livros da autora, hoje ela é uma das minhas autoras favoritas, me identifico muito com a forma que ela escreve sabe?!
    O que mais me encanta neste livro é esta mensagem q o livro passa q vc citou, como estamos vulneráveis a vida, em um estante todos nossos sonhos e planos podem ir por água abaixo nas reviravoltas da vida!
    Oiee!
    Adoro um tema vingança também, comooo nos mantém preso a leitura né? Meu livro favorito do meu autor favorito é sobre vingança! Agora nunca vi nada igual vingança em meio a uma distopia! Parece ser bem interessante a história!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Aline!
      Às vezes esquecemos que tudo pode mudar de um segundo para o outro...
      Que bom que você mergulhou na leitura e gostou :)

      Beijinhosss...

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    esse é um livro que eu não tenho vontade de ler. Vi o filme, e não gostei muito, porque a Mia é chata, e porque também não consegui me emocionar e comover. Acho o problema foi o mesmo do livro, com essa intercalação entre passado e presente, não deu emoção
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Ainda não conheço a história, não li o livro e nem vi o filme, mas sempre que me deparo com uma resenha desse livro eu fico curiosa para ler! A temática parece prender mesmo o leitor, para descobrir qual será a decisão da Mia. Normalmente eu gosto de livros com capítulos intercalados entre o passado e o presente, mas pode ser mesmo que isso faz com que "quebre" a nossa leitura e a gente acaba não se envolvendo tanto com a história! Está gostando mais de Para onde ela foi?


    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai gostar de ler, então Mari.
      Por enquanto estou gostando sim :)
      Vamos ver... Hehe...

      Beijinhoss...

      Excluir
  10. Nossa, eu AMEI esse livro!!! Sou fã da autora e tudo começou com Se Eu Ficar. Devorei o livro em pouquíssimo tempo! Agora to doida por Apenas Um Ano.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Não gostei desse livro, achei fraco demais, e a protagonista não me convenceu, o enredo não me comoveu ou emocionou.
    Não consegui nem dar continuidade a duologia.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

Estante da Lullys © 2014