12 de março de 2016

Resenha: A Odisseia de Homero - Gwen Cooper

12 de março de 2016

Título: A Odisseia de Homero
Autor: Gwen Cooper
Páginas: 284
Edição: 1ª
Editora: Sextante
Ano: 2010
Gênero: Biografia




Sinopse: Todo mundo que tem gatos sabe que eles são dotados de uma sensibilidade incrível e possuem uma forma peculiar de encarar a vida. Mas Homero tinha muito mais a ensinar. Abandonado, cego e rejeitado, ele tinha tudo para ser amuado e medroso. Ninguém imaginaria que um gato sem os olhos - que precisaram ser retirados cirurgicamente para garantir sua sobrevivência - seria capaz de levar uma vida normal, com a alegria e a esperteza características dos felinos. Contrariando todas as expectativas, Homero vivia como se seus olhos não lhe fizessem falta. Era bagunceiro, implicante, temperamental, divertido e dengoso como qualquer outro gato. Gwen Cooper fazia questão de afirmar que ele não era diferente. Mas ele era. Diferente não por causa da falta de visão, mas por sua capacidade de fazer aflorar nas pessoas o que elas tinham de melhor. Parecia haver em seu espírito uma sabedoria oculta e uma energia latente que inspiravam todos à sua volta. Homero se tornou o centro do mundo de sua dona. Foi se esforçando para garantir a segurança do seu gato que ela aprendeu a estabelecer a sua própria. Foi preocupando-se com a felicidade dele que Gwen percebeu quanto estava sozinha. E foi lhe oferecendo um amor incondicional que ela permitiu que esse sentimento entrasse em sua vida. Mais do que um livro divertido e comovente sobre as aventuras de um gatinho, A odisseia de Homero é uma história de superação, de autoconhecimento, de transformação e de crescimento pessoal. Ela vai fazer você rir, se emocionar e compreender que, para conseguir o que queremos da vida, muitas vezes precisamos dar um salto no escuro, da mesma forma que Homero: confiando em nossos instintos e acreditando que sempre cairemos de pé.
















Como vocês já sabem, sou mamãe de gato assumida! Quando li A Odisseia de Homero não teve como não me apaixonar por Vashit, Scarllet e, é claro, Homero.
E garanto que os amantes destes bichanos vão se apaixonar por Homero, o gatinho cego que, literalmente, deu um salto no escuro!


"Como não cair de amores por seu pelo preto e espetado, por sua cavidade ocular funda e pequenina, por seu apetite insaciável por comida, carinhos, chamegos e brincadeiras? Sim, ele brincava como um gatinho normal, apesar de cego. Resumindo, era a coisinha mais adorável... em todos os aspectos, com exceção daquele com o qual a maioria dos humanos se preocupa: a aparência."

Gwen convivia com suas duas gatas, a beldade branca, meiga e peluda chamada Vashti e a cinzenta, malhada e temperamental Scarlett.

E, naquele dia, na clínica, quando segurou Homero em suas mãos e ouviu seu ronronar, Gwen não hesitou em adotá-lo. E esta ação mudaria sua vida e forma de encará-la para sempre.

"A história de um gato cego e destemido e as lições que ele me ensinou sobre o amor e a vida"

Por muitas vezes em nossa vida, deixamos passar muitos detalhes. Simples coisas que fazem muita diferença. Simples coisas que acabam superando todos os nossos "problemas".
Em A Odisseia de Homero, paramos para pensar nisso tudo. 


“... este livro é para pessoas como eu, mas também para pessoas que não acreditam mais em milagres cotidianos e heróis; para amantes de gatos e para antifelinos empedernidos; para os que pensam que normal e ideal significam a mesma coisa, e apara os que sabem que, às vezes, se desviar um pouco da normalidade pode enriquecer toda sua vida.
Para todos vocês, eu apresento Homero. O Supergato.”

A história é de Homero, mas a autora também relata como é ser uma mulher de trinta anos, ainda com a vida balançada por uma separação e como estes peludos tem o incrível dom de mudar nossas vidas.


O filhote de gato de pelos negros e sem o sentido da visão conquistou o coração de Gwen da mesma forma como conquistará o seu.
Você vai rir, vai chorar e se aventurar com Homero nos vinte e quatro capítulos que compõem esta linda edição da editora Sextante.
Bem diagramado e com páginas amareladas, que não cansam seus olhos durante a leitura, e com uma narrativa divertida e muito bem fluida, o livro nos traz, ainda, algumas fotos de Homero.

Este livro foi escrito e narrado por Gewn com muito carinho. 
Não há como não me emocionar quando faço uma resenha assim.
E ainda mais porque Homero deixou este mundo bem na época em eu estava lendo o livro. 

Lendo por aí, encontrei um comentário em relação ao livro de Gwen que diz o seguinte: 
"muitas passagens só vão ser devidamente apreciadas por aqueles que entendem e aceitam a psicologia felina (a mesma que afasta muita gente do contato com os peludos)." 
E concordo plenamente. 






Homero viveu seus dias feliz, um a um, como se cada um fosse o último até agosto de 2013, com 16 anos.

Hoje, Gwen vive com em Manhattan com seu marido e suas duas gatas.








15 comentários:

  1. Oiii meu bem, tudo bem?
    Não creio que resenhou este livro, eu tenho tanto medo de ler kkkkkkkkkkkkkk medo em relação que sei que choraria o livro inteiro porque só por conhecer a obra e ler sua resenha me senti completamente apegada a história. Como sempre está incrível <3 (que estante mais linda)
    Beijos linda <3

    ResponderExcluir
  2. Fico contem que tenha gostado do livro, porém não é pra mim. Sou um um pouco insensível a animais, acho que pelo fato de ter alergia não me apego a gatos ou a cachorros.
    beijos
    http://estudiodecriacaoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Me emocionei só de ler sua resenha.
    Amo gatos e tenho uma gatinha e sempre que vejo um livro falando de gato ou cachorro eu já fico com vontade de ler. Estou acostumada com a psicologia felina então sei que vou gostar e acho que vou chorar também rsrs.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  4. Oiee!
    Que livro lindinho!!!!!! acho que quero muito essa leitura, adoro animais principalmente gatos
    o probema que qualquer tragedia com animais em livro eu choro sem parar hahahah já viu né?!
    bejocas

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Ai meu Deus, que coisa mais fofa!
    Eu tenho 8 gatos em casa e sou completamente apaixonado por esses bichanos. Sem dúvida iria amar este livro.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/2016/04/entrevista-com-o-autor-jessica-spotswood.html

    ResponderExcluir
  6. Oioi!
    Não conhecia o livro A Odisseia de Homero, mas logo de cara ja gostei da capa.
    Gostei da premissa do livro e fiquei doida pra conhecer logo o Homero, nao tenho gatos, mas amooo todos os bichinhos e ate hoje nao li um livro que fosse o protagonista um animal.
    Fiquei curiosa para saber como a historia foi retrata e imaginar que o gatinho é cego me deixa apreensiva, morro de dó.
    Mas quero ler sim, adorei a dica.
    Que estante linda a sua! AMEI!
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ainda não conhecia o livro, gostei da proposta dele mas não o leria pois não estou na vibe do gênero.

    ResponderExcluir
  8. ouuuwn, chorei TT_TT
    cara, eu sou apaixonada por gatos e não posso ver um livro que tenha gato que já quero ter/ler...
    nunca tinha ouvido falar desse e já fiquei animada pra adquirir meu exemplar... anotei a sugestão... a história de Homero deve ser muito linda e emocionante... <3

    ResponderExcluir
  9. Não é uma leitura que me agradaria, mas conheço muitos fãs de gatos que amariam e por isso vou recomendar para eles.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Parece ser bem tocante o livro tanto na parte da historia de Homero quanto os relatos de Gwen. Um ótimo presente para amantes de gatos.

    http://euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Confesso que não sou muito fã de gatos, mas fiquei muito animada com essa história, tenho certeza que vou me apaixonada por Homero e me emocionar com a história do livro, por isso dica mais que anotada o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Oie tudo bem? O livro parece muito interessante, é incrível como esses bixinhos mudam a nossa vida né? Qualquer tipo de animal. Eu não sou muito fã de gatos, mas adorei a premissa.

    ResponderExcluir
  13. Olá, os animais estão em alta na literatura...principalmente os gatos.
    Essa é a primeira vez que vejo algo sobre esse livro...parece ser bem legal.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  14. Olá, esse livro deve ser uma fofura e mostrar um historia bem tocante *-* Apesar de parecer um ótimo livro não é o meu tipo de leitura então vou passar a dica.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Também sou mamãe de gatos assumida, amo. Nunca tinha visto A Odisseia de Homero, que enredo interessante, acho que se eu ler, vou chorar um mundo.

    ResponderExcluir

Estante da Lullys © 2014