29 de junho de 2016

Resenha: Teu Próximo é Toda a Humanidade - Mauricio de Andrade

29 de junho de 2016
Título: Teu Próximo é Toda a Humanidade
Autor: Mauricio de Andrade
Páginas: 200
Edição: 1ª
Editora: Kazuá
Ano: 2015
Gênero: Reflexão

Sinopse: Mauricio de Andrade, neste livro de ensaios denominado "Teu Próximo é Toda a Humanidade", propõem um compêndio de reflexões pontuais, acerca do complexo processo que envolve o situar do outro em sua compreensão plena, no individualismo da percepção ególatra do “eu”, o que se torna uma atitude imprescindível mediante uma sociedade contemporânea que abunda em intolerância às diferenças, tal postura é por certo uma causa indelével do ressurgir virulento da cultura do ódio, e da transgressão abrupta dos preceitos éticos, anulado assim o respeito pelo outro. Estes ensaios são compostos de maneira a terem representatividade e fluência isoladamente, porém são dotados de sustância e confluência temática em seu conjunto, possibilitando uma experiência contemplativa ao leitor, revelando uma meditação compartilhada, em tempos da necessidade de repensar a humanidade e suas ações neste mundo, e a partir deste mérito abrir-se para uma renovação mental e espiritual, quando o corriqueiro na dinâmica da sociedade moderna é a banalização do sofrimento e das necessidades alheias, resultando na plena descaracterização e vilipendio do outro por ser supostamente oposto a uma nociva individualidade exacerbada.

Mauricio de Andrade trabalhou em pesquisas de campo antropológicas voltado para antigos povos e civilizações das Américas, participou de expedições arqueológicas e escavações pelo México, Peru, Brasil, Bolívia e outros países latinos. Envolveu-se com uma multiplicidade de projetos tanto em pesquisa de campo como ativista na causa indígena.

"Diferente dos outros trabalhos que fiz, ao escrever este livro, senti que, acima de tudo, ele foi se tornando, pouco a pouco, uma investigação sobre o próximo: as pessoas com as quais convivemos, aquelas que não conhecemos, mas que cruzam nossos caminhos pelas ruas e aquela cuja existência tomamos conhecimento pelos jornais e livros"

Confesso que fiquei alguns minutos na frente do computador pensando em como eu iria começar esta resenha. Relendo todas as marcações que fiz.
Porque não encontro palavras para descrever o quão valioso é este livro. O quão significativa é a leitura deste livro.
Em Teu Próximo é Toda a Humanidade, Mauricio nos fará refletir sobre amor, compaixão, educação, respeito, humildade, fé, perdão, paz... e sobretudo, sobre o próximo.
Nos fará compreender esses sentimentos. E compreender quem, de fato, é o próximo. "Enxergar" o mundo.

Um livro com um conteúdo valiosíssimo. Que todos, excepcionalmente todos,
 deveriam ler.


"Ao falarmos sobre o próximo, é preciso, antes de tudo, compreender quem é ele."


São poucas páginas, com uma narrativa simples e de fácil entendimento, mas cada uma delas merece ser lida com muita calma. Merece ser apreciada. Merece ser compreendida. 
É um livro também interativo. Acho que já devo ter citado aqui que há alguns livros que me permitem não só imaginar o que foi narrado ou simplesmente deixar passar algum fato histórico do qual não se tem muito conhecimento. Eu gosto de pesquisar. E este é mais um livro que me deu esta oportunidade. 
O autor fez um excelente trabalho compartilhando nestas preciosas páginas todo o seu conhecimento e estudo de anos a fio. Ele nos convida a conhecer desde músicas e filmes à costumes e culturas diferentes. Os quais eu achei muito interessantes. Tão interessantes, que cada vez que me deparava com tais fatos na leitura, eu dava uma pausa para pesquisar sobre determinado assunto, vendo vídeos, fotos. Conheci lugares e povos incríveis.
O conhecimento e o autoconhecimento que este livro me fez experimentar é de valor inestimável.
Também são colocados em discussão temas atuais. Desigualdade. Nos dando a oportunidade de aprender ver em cada criatura sofrida um irmão.

Em Teu Próximo é Toda a Humanidade compreenderemos como lidar com nossos sentimentos e com o nosso eu. Como compreender e ter compaixão pelo próximo. De uma forma única.

Durante a leitura agradabilíssima dos capítulos que compõem esta obra, há também contos emocionantes. Confesso que lendo o último deles, desabei em lágrimas. Talvez por apreciar histórias com o tema apresentado, ou talvez, por ter realmente compreendido a mensagem.
Há, ainda, poemas lindos. Frases valiosas. Citações bíblicas. Questionamentos religiosos. 

Posso dizer que, ao concluir a leitura, me renovei mental e espiritualmente.

Mas quero que compreendam que aqui vocês encontrarão reflexões onde o autor nos convida a enxergar melhor o mundo, o próximo. Com amor. 
Profundamente.
Não quero dar muitas informações. Quero que vocês apreciem a leitura deste livro maravilhoso.


"O mundo que da certo é reflexo daqueles que amam o próximo. 
O mundo que não da certo é reflexo daqueles que não sabem se amar."

Não teve como deixar de marcar muitos, mas muitos quotes. Tantos que, posteriormente, farei um post especial apenas com os quotes do livro.




A capa como, puderam ver, é muito formosa. A editora Kazuá fez um excelente trabalho de diagramação. É um livro grande, daqueles que dá gosto de você manusear. As páginas, levemente amareladas, permitem com que a leitura possa fluir agradavelmente.

Mas para que você realmente compreenda o contento desta obra, para que você entenda a mensagem que Mauricio de Andrade quis nos transmitir, você precisa conhecer um pouco mais sobre o autor, sobre este trabalho maravilhoso que ele vem desenvolvendo ao longo dos anos com muito amor.
Então, sugiro que deem uma olhadinha neste post aqui.

Teu Próximo é Toda a Humanidade é uma leitura indispensável. E que, com toda certeza, daqui a algum tempo, merece ser relido.

"O propósito do livro, basicamente, é instigar a reflexão sobre a maneira como as relações humanas são perpetuadas em nossa sociedade e como criar um novo paradigma social e cultural que vise o auxílio ao próximo, por meio de valores que compreendam a compaixão como um elo entre todas as formas de vida."

Adquira o seu exemplar no site da Editora Kazuá












9 comentários:

  1. Oiiii meu bem, como você está?
    Quando você falou para mim a grandeza desse livro levei em bastante consideração que poderia ler futuramente e agora você vem com essa resenha linda e maravilhosa, só aumentando a minha vontade de tê-lo para mim. É sempre bom quando temos a oportunidade de ler obras que nos façam viajar e conhecer tantas diversidades.
    Parabéns pela resenha, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Mesmo sua resenha estando maravilhosa, auto-ajuda é um gênero que eu não consigo ler de jeito nenhum, até já tentei algumas vezes, mas não me desce.
    então irei deixar para a próxima dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Embora a obra pareça ser interessante, o enredo não conseguiu me prender, mas gostei muito da sua resenha, pois consegui ter um vislumbre do que esperar da obra. Futuramente talvez eu dê uma chance a obra.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, embora a obra pareça ser magnifica, ela não conseguiu prender a minha atenção a ponto de querer lê-lo ou saber mais dele, e mesmo lendo sua resenha, não consigo me sentir cativada pelo enredo do livro, por isso, deixo passar a dica.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Compraria esse exemplar só pela capa, que é muito bonita. Depois de ler sua resenha então, o colocarei na minha lista de desejados! Gosto de auto-ajudas pois sei que passam uma mensagem especial para nós... Vou anotar a dica!
    Sucesso para você!
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dando uma navegada aqui, encontro aqui, e feliz por ter vindo, o que eu sempre imaginei acontecer... Que o livro seria de auto ajuda. Logo no início, já desfaço essa impressão que é de se esperar... A proposta do livro é de "ajuda ao próximo" e não auto ajuda...rs É proposital, visto que ninguém,ao entrar em uma livraria encontra uma estante de "ajuda ao próximo". Alguém tinha que dar o pontapé inicial, não é? Abraços!

      Excluir
  6. Parece uma obra incrível mesmo, eu ainda não a conhecia, mas sua resenha me conquistou.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Olá. Tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar no livro antes e confesso que fiquei feliz em saber que o livro faz o leitor refletir sobre tantas coisas, adoro livros assim, que nos deixa pensando em como falar sobre ele hahaha. Anotei a dica aqui, espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem?

    Gosto de livros de autoajuda e tem algum tempo que não pego um para ler. Confesso que sua resenha ficou muito boa e fiquei interessado no livro, vou pesquisar mais sobra a obra, inclusive preço!
    Parece ser incrível!
    Bjuss

    ResponderExcluir

Estante da Lullys © 2014