18 de abril de 2017

Resenha: Vítimas do Silêncio - Janethe Fontes

18 de abril de 2017
Título: Vítimas do Silêncio
Autor: Janethe Fontes
Páginas: 192
Edição: 1ª
Editora: Universo dos Livros
Ano: 2009
Gênero: Drama/Suspense

Sinopse: Uma garota é vítima de estupro e tenta reconstruir sua vida. Mas, quando finalmente acredita ter encontrado o caminho da felicidade e esquecido aquela noite fatídica, um novo episódio a faz despertar para a apavorante certeza de que é absolutamente impossível fugir do passado... E só existe uma alternativa para que a paz retorne ao seu coração e se faça prevalecer a justiça: confrontar seu pior e mais temível inimigo.
Com uma narrativa surpreendente, a autora mantém o suspense até o fim, fazendo com que o leitor tenha de prender o fôlego para acompanhar essa aventura que traz, a cada capítulo, novas revelações e emoções de um passado que já parecia esquecido.

Vítimas do Silêncio combina ingredientes como Romance, Aventura, Suspense, Sedução e Mistério em um livro que vai prendê-lo do começo ao fim, tendo como pano de fundo a questão do abuso sexual.
"Violentada sexualmente, ela preferiu manter o silêncio. Porém, agora, terá que encontrar o criminoso para que ele não faça mais vítimas."



... uma noite para mudar sua vida...

... um caso de abuso sexual ...
... Um criminoso perverso...
... Um novo crime e ameaças ...
... um assassinato ...
... um encontro com o inimigo ...


A resenha de hoje é sobre um livro com um tema forte. O abuso sexual.

"A historia que você vai ler é apenas uma obra de ficção. ENTRETANTO...diariamente. milhares de meninas e mulheres em todo o mundo são violentadas ou mutiladas tanto física como psicologicamente, e, na maioria das vezes seus agressores são pessoas próximas, como pai, irmão, padrasto, vizinho, amigo, etc.
...
... Esse é apenas um 'grito de alerta' para quebrar o silencio que paira sobre mulheres no mundo todo que, por medo ou vergonha, são 'vitimas do silencio'." 

Não tem como não se comover e torcer para a protagonista até o final do livro. E também, não tem como fugir de um assunto tão delicado como este. Que, em minha opinião deveria ser mais debatido.

Quem me acompanha há um tempo, já deve saber que livros com temas polêmicos me instigam muito.

Nesta obra, a autora, Janethe Fontes, retrata de forma clara e objetiva o sofrimento de Guida. Uma “vítima do silêncio”. Margarida (Guida) tem 17 anos. Mora com a mãe Magnólia, a irmã Suze, e seu repulsivo padrasto, Carlos

Abusada sexualmente e ameaçada por Carlos, Guida parte para Gramado, e vai morar com os tios.


“A despedida com a mãe também fora repleta de emoções. No entanto, no fundo de seu coração, Margarida não conseguia esconder de si mesma que a mãe, de certa forma, fora culpada por tudo que estava passando... por toda sua angústia, por todo o seu tormento...” 

Os dias em que Guida viveu naquela casa, foram os mais felizes de sua vida. Era bem tratada pela família e isso a fez criar fortes laços de amizade com os primos, principalmente com o primo Marcos, por quem começou a nutrir um sentimento diferente. E foi correspondida.
Porém, o primo era noivo. Guida não poderia imaginar o grande erro que estava prestes a cometer. E cometeu.

No dia seguinte, Magnólia, sua mãe trás a notícia da separação entre ela e Carlos. Para a felicidade da filha, que volta para casa. Mas aí, o passado vem à tona, e a história se repete.

Todos os acontecimentos que se sucederam a seguir na vida de Guida, apenas contribuíram para que ela se fortalecesse ainda mais. Quem dera todas as meninas que passam pela mesma situação tivessem a garra e a perseverança da personagem. Infelizmente isso não acontece.

'' - Penso que só a justiça pode fazer com que as pessoas paguem por seus atos - tornou ela, com cuidado para não deixar transparecer qualquer melancolia em seu tom de voz.'' 


“Vítimas do Silêncio” é, por assim dizer, um tapa na cara da sociedade. Um despertar para muitas pessoas que não querem enxergar o que acontece, popularmente falando, debaixo de seus próprios narizes. Porque o foco aqui, não é só a violência sexual. Há outros temas que nos levam a refletir bastante.
E a forma como a autora aborda-os em sua obra, mexe com todas as emoções. Aprendemos, também, que o amor é, sim, uma grande fonte de superação para tudo. Pois nem só de tragédias se faz o enredo. Nossa querida protagonista também terá suas chances de ser feliz.

Aprendemos, ainda, a abrir os olhos para muitas coisas. Por isso, recomendo esta leitura para absolutamente todos. 



A narrativa bem fluída da autora, nos convida à concluir a leitura sem pausas. 

Não encontrei erros de revisão, e a diagramação está ótima.
A capa, por si só, já diz tudo.

E, expressando minha opinião sobre este livro em uma só palavra, “impactante!”









2 comentários:

  1. Puxa, Luana, como foi bom saber disso!
    Fiquei realmente muito feliz por saber que gostou de VdS.

    Um beijo em seu coração,
    Janethe Fontes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que fico feliz, e agradeço a confiança em meu trabalho.
      Um grande beijo...
      Lullys

      Excluir

Estante da Lullys © 2014