20 de junho de 2020

Despedida de Bob - A estrela felina da Inglaterra

20 de junho de 2020
(fonte imagem: facebook.com/StreetCatBob/)


Esta semana recebemos uma notícia triste. A "bolinha de pêlos" mais simpática da Inglaterra se despediu de nós. Ultrapassando a marca dos 14 anos de idade, já considerado um idoso de acordo com o gráfico de idade felina, Bob, o fiel companheiro de jornada pessoal de James Bowen, nos deixou no último dia 15.


James era dependente químico e viciado, em recuperação, que vivia nas ruas de Londres. Em 2007, encontrou Bob, abandonado e ferido. Passou, então, a cuidar do felino que lhe deu um motivo para acordar todas as manhãs e seguir em frente.
Inseparáveis, em pouco tempo tornarem-se figuras populares. Viralizaram nas redes socias enquanto vendiam a revista The Big Issue.



(fonte imagem:facebook.com/StreetCatBob/)



E mais tarde, em 2012, ficaram mundialmente famosos, quando o grupo editorial Hodder & Stoughton publicou o best-seller, Um Gato de Rua Chamado Bob. Que inclusive, tem resenha aqui no Blog. Seguido de O Mundo Segundo Bob (resenha aqui); O Presente de Bob e O Pequeno Livro de Bob. Que atingiram a marca de venda de oito milhões de cópias traduzidos em mais de 40 idiomas, segundo a  Hodder.

Em 2016 a história de Bob e, do músico, James ganhou uma adaptação cinematográfica que venceu  o prêmio de "Melhor Filme Britânico de 2017".
Estrelado por Luke Treadaway interpretando Bowen, o longa também contou com a participação de Bob, como ele mesmo.  E, segundo o site The Book Seller a sequência A Gift from Bob, tem previsão de estreia ainda este ano. Literalmente um "presente" que Bob nos deixou.


"Bob saved my life. It’s as simple as that. He gave me so much more than companionship. With him at my side, I found a direction and purpose that I’d been missing. The success we achieved together through our books and films was miraculous. He’s met thousands of people, touched millions of lives. There’s never been a cat like him. And never will again. 



"I feel like the light has gone out in my life. I will never forget him."


("Bob salvou minha vida. É simples assim. Ele me deu muito mais do que companhia. Com ele ao meu lado, encontrei uma direção e um objetivo que eu estava perdendo. O sucesso que alcançamos juntos por meio de nossa parceria". livros e filmes foi milagroso. Ele conheceu milhares de pessoas, tocou milhões de vidas. Nunca houve um gato como ele. 
E nunca mais voltará. 
"Sinto que a luz se apagou na minha vida. Nunca vou esquecê-lo.")

(fonte imagem: facebook.com/StreetCatBob/)


De acordo com informações coletadas do site Extra , No mesmo dia em que Bob morreu, Bowen organizou uma vaquinha online para arrecadar fundos com o intuito de manter o legado do gato. Na mensagem deixada aos fãs, ele afirmou que iniciou a campanha pensando também em fazer uma estátua permanente para homenagear o felino. O valor estipulado na vaquinha é de 50 mil libras. Em apenas dois dias ele arrecadou mais de 18 mil libras: 
"Não tenho muita certeza do que mais dizer aqui, exceto que, se você o conhece, sabe do que isso serve e espero que ajude a manter a luz da alma dele para brilhar sobre todos nós mais uma noite nesses dias sombrios. Com os fundos arrecadados, pretendo tentar obter espaço público para a estátua e também pagar por quaisquer custos incorridos pelo Bobs Funeral", afirmou.

É... nós fãs, com certeza estamos com o coração partido. Mas sabemos que Bob teve uma vida feliz, viajando o mundo e conquistando cada cantinho dele.

James ainda não havia se pronunciado sobre o ocorrido. E, hoje ele deu uma declaração à imprensa em sua FunPage:A Streetcat Named Bob

A personal message from James Bowen: 

“I didn’t feel ready to talk about the circumstances of Bob's death earlier this week. It was too upsetting, not just for me, but also for his millions of fans around the world. But I’m sorry to have to confirm that Bob died from injuries sustained when he was struck by a car near our home last Monday afternoon. He went missing two days earlier and, despite appeals and searches locally, had been discovered less than half a mile from home and taken to a local vet who contacted me. I can't describe the grief I feel. I am utterly bereft. Bob had stage two kidney disease but we were managing his condition well and I think he would have lived for another year or two. I'm just so sad that he hasn't been able to enjoy his retirement in full. I miss him so much. Thank you for all your amazing words of support and the tributes you have paid Bob over these past few days. They have meant the world to me as I’ve struggled to get through this unbelievably difficult time. All my love. James.”
Uma mensagem pessoal de James Bowen:
′′ Não me senti pronto para falar sobre as circunstâncias da morte do Bob no início desta semana. Foi muito perturbador, não só para mim, mas também para os seus milhões de fãs em todo o mundo. Mas desculpe ter que confirmar que Bob morreu de ferimentos sofridos quando foi atingido por um carro perto da nossa casa na tarde passada segunda-feira. Ele desapareceu dois dias antes e, apesar dos apelos e pesquisas localmente, tinha sido descoberto a menos de meia milha de casa e levado a um veterinário local que me contactou. Não consigo descrever a dor que sinto. Eu estou totalmente abandonado. O Bob tinha doença renal na fase dois, mas estávamos a gerir bem a sua condição e acho que ele teria sobrevivido por mais um ano ou dois. Estou tão triste por ele não ter conseguido aproveitar a sua reforma na íntegra. Tenho tantas saudades dele. Obrigado por todas as vossas incríveis palavras de apoio e pelas homenagens que pagaram ao Bob nestes últimos dias. Eles significaram o mundo para mim, pois eu tenho lutado para ultrapassar por este momento incrivelmente difícil. Todo o meu amor. James."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estante da Lullys © 2014